VOLTAR - PÁGINA INICIAL VOLTAR - Arquivo Geral

SETEMBRO de 2011

Frase do Mês

"O maior vai de boa mente com o mais pequeno. O medíocre vai sozinho."  Rabindranath Tagore

Última Atualização:

05 de Setembro de 2011

 

Mês de Setembro = mês da Bíblia

Tua Palavra, Senhor é luz para os meus caminhos!”

 

Refletindo...

A Palavra é a voz de Deus

Foi esta Palavra que foi proferida na manhã da criação.

e por força dela o caos transformou-se em jardim, a solidão em companhia, a distância em encontro, o homem em imagem e semelhança de Deus, o amor da Trindade levantou a sua tenda no mundo dos homens, fez do coração de cada homem a mesa da sua voz.

 

A Palavra de Deus é luz

Foi ela que iluminou as noites do deserto e abriu o caminho aos profetas e aos santos. Foi ela que manteve acesa a chama da esperança por terras inóspitas e becos sem saída.

Foi ela que acendeu o monte Sinai e fez de um roteiro às escuras, uma estrada de luz.

 

A Palavra de Deus é oração

É a Palavra de Deus que nos põe de joelhos, voltados uns para os outros, bem sabendo que no outro está o eco dessa Palavra.

É ela que nos faz dar as mãos, para superarmos a nossa fragilidade e recuperar as forças de uma caminhada que mal começou.

É ela que nos põe a cantar e a louvar, bem sabendo que no nosso louvor é todo o universo que se põe de joelhos e ergue as mãos, celebrando a Eucaristia do amor universal.

 

A Palavra de Deus é a nossa primeira e última palavra

Foi essa Palavra que nos chamou à vida e fez de nós um templo que o Pai escolheu para morada do seu amor, presépios do Espírito Santo.

É ela que nos acompanha nas nossas incertezas e nas horas do caminho reencontrado.

É ela que está ao nosso lado, quando o Pai nos vier buscar e nos ensinar de novo o Pai-nosso, como quando éramos crianças nos ensinou a dizer: Abba/ Papai!

Fonte: A.T.N. -  V.C. | Fevereiro 2009

 

Renovação dos Votos

Foi com muita alegria que a Ir. Maria Cecília e mais duas irmãs de Lucélia deslocaram-se a Santa Fé do Sul para, com a comunidade local e as recuperandas do Lar Madre Paulina, participarem da renovação dos votos das nossas duas junioristas moçambicanas, Irmãs Felecita e Lufinda.

A Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Mário foi realizada na sala polivalente do lar, visto que a capela ainda se encontra em construção. A liturgia e os cânticos foram animados pelas funcionárias e recuperandas que partilharam com as irmãs, a sua alegria e gratidão a Deus pela generosidade e capacidade de doação destas duas jovens irmãs.

Às duas jovens irmãs os nossos parabéns e votos de muita felicidade e fidelidade nos caminhos do Senhor!

Outras fotos poderão ser visualizadas através do link abaixo indicado: “Galeria de fotos”.

 

 

 

Capela do Lar Madre Paulina em construção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO GALERIA...

 

 

1a. Renovação dos votos e

 

2a. Gincanas Vocacionais

 

 

 

 

 

 

 

Gincanas Vocacionais

Como tem sido habitual na Diocese de Marília, o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional das 3 regiões pastorais, com a colaboração dos movimentos juvenis e grupos de crismandos, realizaram as chamadas “Gincanas Vocacionais”.

Com a coordenação do Pe. Márcio Roberto Rios Martins, A nossa Região II realizou a sua gincana no dia 28 de agosto, em Parapuã, das 08h30 às 16h00.

Estiveram presentes jovens de 9 paróquias, nomeadamente, das paróquias de: Nossa Senhora de Fátima de Adamantina, Sagrada Família de Lucélia, Imaculado Coração de Marília de Inúbia Paulista, São José de Osvaldo Cruz, Imaculada Conceição de Mariápolis, Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis, Imaculada Conceição de Parapuã, São Judas Tadeu de Tupã e Sant`Ana de Herculândia.

Para além de alguns sacerdotes e seminaristas que estiveram presentes e assessoraram a organização, como membros das equipes vocacionais estiveram presentes as Irmãs Maria Cecíilia Horikoshi e Hermínia Genaro.

A convite da equipe organizadora da 3a. Região Pastoral, fomos convidadas a participar como elementos do juri da gincana da região III. Esta, foi realizada no dia 04 de setembro em Junqueirópolis. Mais uma vez, fomos testemunhas da alegre participação dos jovens  nestas atividades tão importantes para o desenvolvimento da consciência vocacional no meio juvenil.

Em Junqueirópolis participaram,  jovens de 10 paróquias.

Foi muito bom vermos o rosto jovem da nossa Igreja em ação, a testemunhar que os valores cristãos continuam a ter um espaço significativo no meio da juventude.

Que Deus abençoe todos os jovens que participaram nestes eventos, fortalecendo-os em sua fé e em sua adesão às propostas de Jesus Cristo!

 

Encontro Vocacional - SJC

Tendo como tema: Ana Maria Javouhey e as Irmãs de São José de Cluny no Brasil e no mundo, no dia 24 de julho, próximo passado, realizou-se em Lucélia, na nossa Casa Vice Provincial, um encontro para jovens em discernimento vocacional.

As jovens, provenientes das localidades de Lucélia, Inúbia Paulista, Junqueirópolis, Panorama e Nova Aliança, tiveram a oportunidade de aprofundar o seu contato com a vida e o carisma da Bem-aventurada Ana Maria, através da missão e da história das Irmãs de São José de Cluny, nestes dois séculos de serviço a Deus e a Humanidade.

Para além da abordagem do tema, o dia foi marcado por momentos de oração pessoal e de partilha de vida, no âmbito do acompanhamento vocacional. No fim da tarde, o dia foi concluído com um momento forte de oração comunitária, seguido da Consagração Nossa Senhora, Mãe e Modelo de todo vocacionado(a)

 

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) no Brasil

Como muitos e muitas puderam acompanhar pela televisão, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, anunciou oficialmente em Madrid, que a próxima (JMJ) acontecerá no Brasil em menos de 2 anos! Mais exatamente, de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

Numa comunicação feita ao Jornal  “O SÃO PAULO”, ed. de 30.08.2011 o nosso Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer nos recorda a necessidade de envolver todo o nosso país, especialmente os jovens, na preparação deste evento, através da Pré-Jornada, como tempo de sensibilização e conscientização para este tempo de graça que Deus nos concederá viver.

Lembra ainda Dom Odilo que, “para nossa alegria, o papa Bento XVI já definiu o tema da JMJ-Rio 2013: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19); que em continuidade do tema da JMJ de Madrid: “Firmes na fé, enraizados e edificados em Cristo”, deve levar espontaneamente e organizadamente a “fazer discípulos” de Cristo. A fé, quando verdadeira, não fica guardada somente para si, mas torna-se contagiosa! Está na continuidade também dos temas que movem a evangelização na América Latina, depois da Conferência de Aparecida (2007): “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que, nele, nossos povos tenham vida”.

 

 

Topo

SJC - Congregação das Irmãs de São José de Cluny - 2011