VOLTAR - PÁGINA INICIAL VOLTAR - Arquivo Geral

OUTUBRO de 2011

Frase do Mês"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria."  Rabindranath Tagore

Última Atualização:

23 de Outubro de 2011

 

Ainda em pleno mês missionário, queremos reproduzir aqui o “Credo Missionário” extraído do blog de atividades cluny, que nos lembra que ser missionário é um dever de todos e que, como religiosas missionárias devemos ser as primeiras a dar este testemunho em todo tempo e lugar, “onde há bem a fazer e sofrimento a aliviar”.

 

Credo Missionário

- Cremos que Deus nos chamou e nos enviou a anunciar o Evangelho de seu Filho até aos confins da terra.

- Cremos que todos os batizados, membros da Igreja, são missionários e missionárias por vocação.

- Cremos que a missão é a resposta ao plano de Deus que, no Seu amor imenso, quer que todos conheçam a Verdade.

- Cremos que a vontade de Deus é que todos acreditem em Jesus Cristo, se salvem e tenham a vida eterna.

- Cremos que podemos ser missionários sem sair da nossa aldeia ou cidade, pois o nosso país é terra de missão.

- Cremos que, como seguidores de Cristo, devemos comportar-nos de maneira digna da vocação a que fomos chamados.

- Cremos que o mundo necessita de ver o nosso testemunho de esperança e de alegria por sermos cristãos.

- Cremos que o Espírito Santo nos dará energia e imaginação para ir contra a corrente ou para enfrentar as perseguições.

- Cremos que os cristãos, tal como Jesus, são chamados a caminhar na história ao lado dos pobres e excluídos.

- Cremos que Maria caminha conosco, repetindo ao nosso ouvido o que disse nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.  

Extraído de : http://actividadescluny.blogspot.com/

 

Jornada Mundial da Juventude 2013

Chegada da Cruz da JMJ em São Paulo e em Marília (18 de Setembro e 16 de Outubro)

No dia 18 de Setembro próximo passado, a Cruz da JMJ chegou a São Paulo, por graça de Deus, dada a participação na Assembleia Regional da CRB, que se encerrou com o almoço do dia 18, a Ir. Hermínia Genaro e Ir. Maria Rosa Santos puderam participar celebração da chegada da Cruz e do Ícone de Maria que têm percorrido o mundo, levados pelos baços da juventude, tão amada pelo nosso saudoso e querido Papa João Paulo II.

Maior alegria ainda, foi a de receber estes sinais de Deus em nossa Diocese de Marília que, em nome da Província Eclesiástica de Botucatu, acolheu a passagem da Cruz e a concentração dos jovens cristãos das 8 dioceses que a compõe. Um verdadeira festa da fé e da juventude, na qual a Ir. Hermínia e um grupo de jovens da nossa Paróquia Sagrada Família de Lucélia puderam participar e saborear. Uma grande experiência de fé e de vivência eclesial que o Senhor nos concedeu.

 

 

Refletindo a Palavra de Deus que é Luz dos nossos caminhos

http://www.cnbb.org.br/liturgia

 

 

 

 

 

Retiro Vocacional Diocesano

Como já vem sendo tradição em nossa Diocese de Marília, nos dias 14 a 16 de Outubro, realizou-se em nossa Casa Vice Provincial mais um retiro vocacional diocesano. Participaram cerca de 25 jovens provenientes de diferentes paróquias da nossa Diocese. O retiro foi orientado pelo Pe. Maurício Sevilha, do Seminário Propedêutico, com a colaboração dos seminaristas, Ir. Maria Cecília, Pe. Valdo de Tupi Paulista, de um casal de leigos e mais algumas religiosas.

Foram momentos de profunda reflexão e procura da Vontade de Deus sobre a vida de cada um dos participantes.

Que o Senhor da Messe e Pastor do rebanho continue a falar ao coração destes e de outros jovens, para que respondam com generosidade e grandeza de coração aos apelos de Deus, seja qual for a vocação à qual se sintam chamados.

 

47ª. Assembleia Regional da CRB - SP

Nos dias 16 a 18 de Setembro próximo passado, realizou-se a 47ª. Assembleia da Conferência dos Religiosos do Estado de São Paulo, com o tema: “Estruturas leves para avançar com agilidade” - de olhos fixos em Jesus.

Depois de uma fase preparatória realizada pelas comunidades e núcleos da CRB, através da leitura e reflexão orante do Livro de Rute, o tema foi desenvolvido com muita mestria pelo Ir. Afonso Murad.

Centramo-nos na reflexão duma gestão participativa, onde se vão somando os gestos de generosidade, coragem e abertura ao novo e diferente.

Foi um desafio para superar todo tipo lentidão institucional que pode frear as mudanças necessárias para responder aos apelos de Deus.

 

Tratou-se  não apenas da questão das estruturas mas, também, das estratégias, espiritualidade, posturas e atitudes que conduzem à leveza destas mesmas estruturas. O ponto de partida deve ser a própria base pessoal de leveza, pois uma identidade mal construída irá reagir sempre com dureza e rigidez, conduzindo ao fundamentalismo e dogmatismo.

Ler mais…

 

 

 

Semana do Idoso

Na última semana do mês de Setembro, juntamente com outras instituições, os idosos do nosso Lar São Vicente de Paulo tiveram vários momentos de celebração, animação e de convívio para marcarem a Semana do Idoso. Entre as diversas atividades, a pescaria e o baile foram momentos de alegria e descontração, servindo também para fortalecer os laços entre os idosos e destes com a comunidade. Um momento forte foi a Celebração Eucarística do dia 27 de Setembro, presidida pelo nosso Pároco o Pe. Orandir

Que estes momentos continuem a ajudar a diminuir a solidão dos nossos idosos, e a conscientizar a comunidade do seu dever de se tornar uma presença amiga, junto de todos aqueles que não têm ou não podem permanecer no seio dum lar familiar.

 

Capítulo Vice Provincial - etapa preparatória

A vivência de um Capítulo é sempre um tempo de graça para cada Irmã e para a Congregação em seu conjunto. É com alegria e convencidas de que “Deus nos conduz pela mão”, que caminhamos rumo ao Capítulo Vice Provincial, a realizar-se na primeira quinzena de Novembro.

Para este ano de 2011, escolhemos como lema a frase bíblica: “Eis que faço novas todas as coisas” Ap. 21,5b.

Dada a importância do acontecimento, que antecede também o Capítulo Geral de 2012, no próximo dia 24 de Outubro haverá uma reunião extraordinária dos Associados de São José de Cluny, para refletirem a sua vivência nestes últimos 6 anos e traçarem estratégias à luz deste desafio que se impõe a toda a família Cluny: deixar que Deus renove a nossa vida e “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”.

Lembramos as comunidades que deverão enviar a síntese dos trabalhos preparatórios até 31 de Outubro. Para maior precisão consultem o documento 01, enviado a todas as comunidades.

 

 

 

Topo

SJC - Congregação das Irmãs de São José de Cluny - 2011