VOLTAR - PÁGINA INICIAL VOLTAR - Arquivo Geral

MaRÇo de 2011

Frase do Mês

Se o grão de trigo caído na terra não morrer ficará só, mas se morrer produzirá muitos frutos.” Jo 12

Última Atualização:22 de Fevereiro de 2012

 

A quaresma é o tempo privilegiado para a vinda de Deus à tua vida. Por isso, mergulha no silêncio interior para melhor escutares a voz de Deus.

Em Jesus, Deus torna-se   presente        e convida-te a partilhares a intimidade trinitária.  Não imites os fariseus cegos que não reconhecem em Jesus essa vinda do Pai.Converteres-te é consentires abrir o coração a esse amor infinito de Deus e estender amplamente as mãos para receberes o pão da Eucaristia. Verás então quais os sinais concretos de penitência que melhor te disporão a esse acolhimento de Cristo. Mas o essencial é estares ao longo dos dias e das noites, desperto e à escuta, para não faltares a esse encontro de amor.

“A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição. Assim, atingidos e transformados n’Ele, percebemos que todas as realidades devem ser transformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino…”

“A Igreja propõe como tema da campanha da Fraternidade deste ano: A Fraternidade e a Saúde Pública, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com as suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras… (e deseja levar) os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte.” (Texto base da CF )

 

Oração da CF 2012

Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão, se faça sempre mais solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém!

   

A palavra é do Nelson…

Estamos começando um novo ano e é bom aprendermos a saborear a vida, tal como ela se nos apresenta. Com certeza, “mesmo que ela não esteja envolta com um laço, ela continua sendo um presente”, geralmente, contemplado apenas no seu exterior.

Quando eu vejo pessoas com mais limites do que os meus, problemas maiores do que os meus, recordo-me daquela simples afirmação “o que não te mata, na realidade te faz mais forte”.

Acho que, de certa forma, foi o que aconteceu com o meu amigo Nelson, depois dum acidente que lhe retirou quase toda mobilidade. Lá se vão mais de 24 anos sobre um colchão d’água, num simples quarto, onde recebe de bom grado todos aqueles que lhe fazem uma visita amiga.

O seu testemunho de otimísmo e de alegria irradia a serenidade e a paz de alguém que se tornou forte, aprendendo a saborear até os próprios limites da vida.

Na realidade, eu pude acompanhar os momentos mais dolorosos da sua vida de negação e de fuga mas, também,  o seu “regresso” a ela com a coragem dum verdadeiro “filho pródigo”.

Neste virar de ano pedi-lhe que desse, resumidamente, o seu testemunho a fim de que com ele pudéssemos, também, aprender a enxugar aquelas lágrimas que, teimosamente, nos impedem de ver as estrelas como em dias nublados. Podemos conferir com o seu testemunho que a vida tem mais que um "lado". As vezes, são as grandes dores nos fazem descobri-lo! Testemunho… (clique)

 

 

 

 

 

Refletindo a Palavra de Deus que é Luz dos nossos caminhos

http://www.cnbb.org.br/liturgia (Leituras e reflexão diárias)

Topo

SJC - Congregação das Irmãs de São José de Cluny - 2011