VOLTAR - PÁGINA INICIAL VOLTAR - Arquivo Geral

OUTUBRO de 2014

 

CREDO MISSIONÁRIO

- Cremos que Deus nos chamou e nos enviou a anunciar o Evangelho de seu Filho até aos confins da terra.

- Cremos que todos os batizados, membros da Igreja, são missionários e missionárias por vocação.

- Cremos que a missão é a resposta ao plano de Deus que, no Seu amor imenso, quer que todos conheçam a Verdade.

- Cremos que a vontade de Deus é que todos acreditem em Jesus Cristo, se salvem e tenham a vida eterna.

- Cremos que podemos ser missionários sem sair da nossa vila ou cidade, pois o nosso país é terra de missão.

- Cremos que, como seguidores de Cristo, devemos nos comportar de maneira digna da vocação a que fomos chamados.

- Cremos que o mundo necessita de ver o nosso testemunho de esperança e de alegria por sermos cristãos.

- Cremos que o Espírito Santo nos dará energia e imaginação para ir contra a corrente ou para enfrentar as perseguições.

- Cremos que os cristãos, tal como Jesus, são chamados a caminhar na história ao lado dos pobres e excluídos.

- Cremos que Maria caminha conosco, repetindo ao nosso ouvido o que disse nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.  

 

Creche Ana Maria celebra o dia dos pais

As crianças da creche Ana Maria Javouhey prestaram, no dia 11 de agosto, uma bonita homenagem a todos os pais pelo dia a eles dedicado.  Um grupo de pais e também de mães atendeu ao convite, se fez presente e recebeu o carinho dos seus filhos manifestado através de músicas, coreografia, oração, alegria e abraço dos pequenos. Após as apresentações preparadas com a ajuda das professoras passou-se ao momento de confraternização. Um clima bem familiar envolvia a todos os que compareceram no evento. O momento festivo encerrou-se com a partilha do lanche oferecido pela entidade. Todos os pais e mães despediram-se contentes e agradecidos. 

 

Festa da Mandioca da Casa de Recuperação Lar Madre Paulina e Renovação dos Votos Temporários

No dia 24 de agosto, aconteceu em Santa Fé do Sul, a habitual festa da mandioca em prol da Casa de Recuperação Feminina, Lar Madre Paulina. Foi com grande rapidez que os saborosos pratos preparados pelo pessoal, Irmãs e recuperandas, que ajudaram na preparação, esgotaram-se bastante cedo. Para quem pôde presenciar este acontecimento ficou bastante claro o acolhimento e sentido de solidariedade da população de Santa Fé do Sul.

No final da tarde as Irmãs ainda tiveram a alegria de celebrar a renovação dos Votos Temporários das duas jovens Irmãs moçambicana: Ir. Felicita e Ir. Lufinda. Às duas Irmãs que renovaram, mais uma vez, o seu “SIM” a Deus, e a toda a comunidade local que contribuiu para o sucesso da festa da mandioca, os nossos parabéns!

Gincana Vocacional

Realizou-se mais uma vez, em nossa Região II da Diocese de Marília, a Gincana Vocacional do mês de agosto de 2014. Desta vez a gincana decorreu no Ginásio de Esportes da cidade de Rinópolis e contou com a participação de mais de 300 jovens de cinco cidades da nossa região.

Como sempre, as provas mais importantes foram direcionadas para a mensagem vocacional que se desejava divulgar no meio juvenil, visando uma maior generosidade e compromisso com a Igreja, a nível vocacional. O tema deste ano foi: “Jovem, ide e anunciai a alegria do Evangelho” tendo como figura central a pessoa de São José de Anchieta, o grande missionário do Brasil, canonizado pelo Papa Francisco no decorrente ano.

Os grandes vencedores da gincana deste ano foram os nosso anfitriões de Rinópolis. Os jovens da nossa paróquia Sagrada Família de Lucélia ficaram em segundo lugar.

A todos os participantes, vencedores e não vencedores, os nossos parabéns! Com vocês, louvamos e agradecemos a Deus por esta festa tão bonita de jovens cristãos, que se comprometem para o dinamismo de uma Igreja missionária.

 

 

 

 

 

 

Lar São Vicente celebra Semana do Idoso

Como vem acontecendo habitualmente todos os anos, o Lar São Vicente de Paulo está celebrando mais uma Semana do Idoso, e procurando conscientizar toda a comunidade da importância do idoso para a sociedade. A sua experiência, a sua sabedoria, bem como o seu testemunho de entrega da vida ao longo de sua história, não podem passar despercebido a todos aqueles que os cercam.

Como nos anos anteriores as diversas atividades realizadas abrangem diferentes aspectos da vida do idoso e do serviço desenvolvido pelo Lar São Vicente em nossa comunidade de Lucélia. Estas atividades vão desde o aspecto lúdico até ao cultural, abrangendo todas as dimensões da pessoa humana, no caso do idoso. Fomenta-se um verdadeiro intercâmbio inter-geracional a fim de que cada idoso se sinta valorizado e amado pela comunidade.

Ponto alto para aqueles que comungam da mesma fé cristã, é, certamente, a celebração da Eucaristia. Ela que nos recorda a todos que “não há maior amor do que dar a vida pelo irmão”. Esperemos que os idosos possam sentir cada vez mais este amor de toda a sociedade.

 

 

 

Retiro dos Associados

O retiro anual dos Associados de São José de Cluny realizou-se nos dias 23 e 24 de agosto, próximo-passado, em Paranavaí - Estado do Paraná. O retiro orientado pelo Pe. Romildo contou com a participação dum grupo de 35 Associados de Paranavaí, Lucélia, e Inúbia Paulista.

Foram momentos intensos de reflexão e oração, à luz da Palavra de Deus e da espiritualidade da Bem-aventurada Ana Maria Javouhey.

No final do retiro, um grupo de 17 Associados renovou os seus primeiros compromissos, de viver o Evangelho à maneira da Bem-aventurada Ana Maria. Que o Senhor nosso Deus os confirme em seus propósitos. Um segundo retiro será realizado para outro grupo no próximo mês de novembro, em Lucélia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro de Acólitos e Coroinhas da Região I e II

No último dia 21 de setembro realizou-se em nossa Paróquia Sagrada Família, mais um encontro dos Acólitos e Coroinha das Regiões II e III da nossa Diocese. Estiveram presentes mais de 400 crianças e adolescentes de 15 paróquias das duas regiões.

O encontro foi organizado pela equipe do SAV/Pastoral Vocacional da Região II, que tem como coordenador o Pe. Marcos Roberto da Paróquia São José de Tupã.

O tema deste ano foi: “Vocação: um chamado e uma resposta”, dando particular ênfase às vocação na bíblia - vocação de Samuel.

Como membros da equipe de coordenação, agradecemos a todas as equipes da Paróquia Sagrada Família que muito contribuíram para o sucesso deste evento. Queremos agradecer, particularmente, à Pastoral Familiar, ao ECC, ao JC, à equipe de liturgia e ministério de música, à coordenação dos Acólitos e Coroinhas da Paróquia e a todos as pessoas que, de uma ou outra forma deram a sua colaboração. Rezemos para que todas estas crianças e adolescentes continuem a ser verdadeiro missionários e missionárias em nossa Igreja e na sociedade.

 

Encontro de Dom Luiz com os Jovens da Região II

No primeiro domingo do mês de setembro, em Visita Pastoral à Paróquia São José de Osvaldo Cruz, o nosso pastor diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini quis encontrar-se com os jovens da região II. Foi um momento de grande alegria testemunharmos o grande interesse do nosso Bispo pela juventude da nossa diocese, particularmente, da nossa região pastoral.

Numa tarde de diálogo franco e aberto, com muita animação pelo meio. Dom Luiz convidou os Jones para se manterem com o espírito de “saída”, ir ao encontro dos irmãos, ir ao encontro das necessidades dos outros, daqueles que necessitam da nossa palavra e ajuda, para reavivar o carisma missionário da nossa Igreja. Esperamos que estes encontro continuem a acontecer, para que os jovens possam aproximar-se cada vez mais do seu pastor.