VOLTAR - PÁGINA INICIAL VOLTAR - Arquivo Geral

DEZEMBRO de 2014

 

Natal! Um clima de paz envolve a terra! É o Deus-Menino que nasce em Belém e vem fazer parte da nossa história.! Que este Natal se torne esperança de vida plena, na partilha do amor e da solidariedade entre todos os povos! Feliz Natal!

Decreto do Natal

Art. I: Que a estrela que guiou os Reis Magos para o caminho de Belém guie-nos também nos caminhos difíceis da vida.

Art. II: Que o Natal não seja somente um dia, mas 365 dias.

Art. III: Que o Natal seja um nascer de esperança, de fé e de fraternidade.

Parágrafo único:  Fica decretado que o Natal não é comercial, e sim espiritual.

Art. IV: Que os homens, ao falarem em crise, lembrem-se de uma manjedoura e uma estrela, que como bússola, apontem para o Norte da Salvação.

Art. V: Que no Natal, os homens façam como as crianças: dêem-se as mãos e tentem promover a paz.

Art. VI: Que haja menos desânimos, desconfianças, desamores, tristezas. E mais confiança no Menino Jesus.

Parágrafo único: Fica decretado que o nascimento de Deus Menino é para todos: pobres e ricos, negros e brancos.

Art. VII: Que os homens não sigam a corrida consumista de "ter", mas voltem-se para o "ser", louvando o Seu Criador.

Art. VIII: Que os canhões silenciem, que as bombas fiquem eternamente guardadas nos arsenais, que se ouça os anjos cantarem Glória a Deus no mais alto dos céus.

Parágrafo único: Fica decretado que o Menino de Belém deve ser reconhecido por todos os homens como Filho de Deus, irmão de todos!

Art. IX: Que o Natal não seja somente um momento de festas, presentes.

Art. X: Que o Natal dê a todos um coração puro, livre, alegre, cheio de fé e de amor.

Art. XI: Que o Natal seja um corte no egoísmo. Que os homens de boa vontade comecem a compartilhar, cada um no seu nível, em seu lugar, os bens e conquistas da civilização e cultura da humildade.

Art. XII: Que a manjedoura seja a convergência de todas as coordenadas das idéias, das invenções, das ações e esperanças dos homens para a concretização da paz universal.

A todos os nossos amigos e benfeitores, um SANTO E FELIZ NATAL E UM NOVO ANO REPLETO DAS BÊNÇÃOS E GRAÇAS DO CÉU!

 

 

Ano da Vida Consagrada

“Na manhã do primeiro domingo do Advento, devido a viagem do Santo Padre, o Papa Francisco, à Turquia,  -  o Cardeal Dom João Braz de Aviz -, deu início ao Ano da Vida Consagrada, que se estenderá até fevereiro de 2016. Uma mensagem do Papa Francisco foi lida aos presentes:

“Despertai o mundo! Iluminai-o com o vosso testemunho profético e contra-a-corrente”, exortou Francisco no dia em que é aberto o Ano da Vida Consagrada por ele convocado, há 50 anos da promulgação do decreto conciliar “Perfectae caritatis” sobre a renovação da vida religiosa.  Na mensagem, o Santo Padre abraça fraternalmente os consagrados e consagradas, mostrando-lhes a “beleza e a preciosidade desta peculiar forma de seguimento Christi, representada – explica – por  todos” aquele que “decidiram deixar tudo para imitar Cristo mais de perto mediante a profissão dos conselhos evangélicos”. (Fonte: http://www.news.va/pt/).

Três documentos oficiais abrem-nos pistas para melhor conhecermos e vivermos esta Ano da Vida Consagrada:

- ALEGRAI-VOS

Carta Circular aos Consagrados e Consagradas (clique para ler na íntegra)

CARTA APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO

Às pessoas Consagradas, para a proclamação do Ano da Vida Consagrada - De 21 de novembro de 2014 (clique para ler na íntegra)

- MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO POR OCASIÃO DA ABERTURA DO ANO DA VIDA CONSAGRADA - Domingo, 30 de Novembro de 2014 (clique para ler na íntegra)

Frase do Mês

"Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens."

  

   Paranavaí

 

Casa da Criança encerra as atividades com a celebração da festa do Natal

Neste  ano em que a Casa da Criança de Paranavaí celebrou os 60 anos de fundação e os 26 anos de chegada das Irmãs de São José de Cluny, as crianças encerraram as suas atividades com mais uma bela festa de Natal em que não faltaram os dons artísticos da representação teatral e da música para alegrar a todos os que freqüentam a casa. O menino Jesus deve ter ficado bem contente com tantas homenagens feitas pelos mais pequeninos com o auxílio de seus professores e monitores.

 

Retiro e Compromissos

dos Associados de São José de Cluny

Nos dias 22 e 23 de novembro, o segundo grupo dos Associados de São José de Cluny realizou o seu retiro anual em Lucélia, na nossa Casa Vice Provincial.

O retiro, orientado pela Ir. Maria Aparecida Silva teve como tema central: “A Trindade: fonte de amor e de misericórdia”. Foram momentos de reflexão e oração em que cada um pode aprofundar a sua vida de fé, dando mais espaço a Deus em suas vidas, à maneira da Bem-aventurada Ana Maria Javouhey que insistia na importância do crescimento da vida interior para melhor descobrimos os desígnios de Deus sobre as nossas vidas. No final alguns Associados renovaram os seus Compromissos sendo que, cinco Associados em formação fizeram pela primeira vez os seus compromissos.